ERIZALDO BORGES, presidente do PT Cruzeiro (abaixo), e, JOSÉ MANOEL RODRIGUES SOUZA, presidente do PT de Águas Lindas -Goiás (clique na figura e leia) , cada um a seu modo e justificadamente, apóia o nome de Agnelo Queiroz para as PRÉVIAS do dia 21 de março.
Prezad@ Companheir@,
Sinto-me na obrigação, como presidente do PT em nossa zonal, de me posicionar sobre as prévias do nosso partido que escolherá, neste domingo 21, nosso candidato ao governo do DF. Tenho acompanhado alguns bastidores desta disputa, inclusive o debate desta terça-feira 16 e gostaria de considerar que:
- Temos dois candidatos que se mostram muito bem preparados para a disputa;
- O debate de terça-feira foi de bom nível. Juntou muitos de nossos militantes e o plenário estava dividido. Agnelo e Magela arrancaram aplausos da militância e responderam a várias perguntas;
- Apesar de serem dois bons candidatos, há diferenças entre eles e tendo que escolher um, votarei em Agnelo, pois além de comprometido com nossas idéias de democracia e participação popular ele tem mostrado:
1 - Maior capacidade de aglutinar e empolgar nossa militância petista – Há uma nítida resistência de alguns companheiros à candidatura do Magela. Para nossa vitória será necessário unidade de ação, participação e dedicação de todos, inclusive desses. Quanto a Agnelo, qual a rejeição que tem na militância? Não tem!
2 – Agnelo e Magela têm boas possibilidades de ampliar apoios de outros partidos. Isto será fundamental para aglutinarmos maior força política, visto que a “direita”, como sempre, virá forte e com muito dinheiro;
3 – Agnelo tem menor rejeição entre os eleitores. Além das pesquisas, é só conversar com populares nas ruas para se ter a certeza de que é baixa a rejeição ao companheiro. Isto será fundamental num eventual segundo turno, pois evidencia capacidade de ampliar a votação;
4 - Vejo o companheiro Agnelo empenhado em não atacar a candidatura do Magela, que como todos sabemos, também tem seu “telhado de vidro” e que, no debate, não foi explorado por Agnelo, não por desconhecimento mas por visão política ao perceber que essa exposição não acrescentaria ao PT nenhum ganho;
5 – Por outro lado, algo ainda me intriga – A probabilidade de existir algum militante envolvido nas notícias rasteiras que tentam “queimar” a imagem do companheiro Agnelo. Difícil acreditar que o “acaso” teria feito que dois jornalistas da Revista Época investissem raivosa e pesadamente sobre Agnelo a uma semana das prévias, sem deduzir que o maior beneficiado desta ação (Magela) não tivesse dela participado. Magela, no debate de terça, foi enfático e assegurou que “ELE” não fez contato nem passou munições para a revista Época. Não assegurou, no entanto, que algum de seus apoiadores pudesse ter feito. O fato é que recorreu-se a uma fração da imprensa que nos odeia e, sempre que tem a chance, detona com a imagem dos petistas. O mais grave disto é que o arranhão fica é na imagem do nosso PT, que passa a ser visto por muitos como “farinha do mesmo saco dos demos, rorizes, prudentes etc”.
6 – Acompanhei o debate sobre nossa candidatura para governador em 2009: Enquanto Agnelo defendia que logo indicássemos um candidato, Magela insistia em manter seu nome e em manter um calendário que esticasse o debate nas zonais até março de 2010. No primeiro debate, no Gama, Agnelo abriu mão da sua candidatura em favor de Magela e decidiu candidatar-se a senador. Magela ao invés de gritar de alegria e chamar a unidade do PT em torno de seu nome, deu a entender que não estava tão seguro se era isso que queria e tempos depois fechou um acordo com Agnelo que ficaria na candidatura de governador e ele, Magela seria candidato ao senado. Depois da derrocada do governo Arruda reaparece Magela mais uma vez com vontade de se candidatar a governador. Como se vê, Agnelo se disponibilizou à candidatura ao GDF desde sempre. Já Magela teve o apoio de Agnelo e declinou da candidatura.
- Neste domingo, dia 21, das 9h às 17 horas, utilizando urna eletrônica, todos seremos chamados à responsabilidade de escolhermos aquele que nos representará neste processo. Torço e estou me empenhando por Agnelo pelos motivos já apresentados, no entanto, caso Magela seja vitorioso, ajudarei dando o melhor de mim por sua candidatura como legítimo representante do PT nas eleições.
Brasília DF, 18 de março de 2010.
Zaldo Borges
Presidente do PT Cruzeiro
Presidente do PT Cruzeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário